Ceará recebe Caravana Agroecológica e Cultural

Por Assessoria de comunicação Cetra Fortaleza 

A Caravana Agroecológica e Cultural do Ceará é o encontro regional de intercâmbio de experiências com o objetivo de estimular e fortalecer o debate sobre Agroecologia a partir das experiências de agricultoras e agricultores agroecológicos/as e de suas organizações. O encontro é preparatório para as discussões do III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA) que acontecerá em Juazeiro da Bahia em meados de maio de 2014. O III ENA é promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e a Rede ATER NE, e se constitui em um espaço de articulação e convergência entre movimentos, redes e organizações da sociedade civil envolvidos em experiências concretas de promoção da Agroecologia.

A Caravana acontecerá no Território Vales do Curu e Aracatiaçu, entre os dias 28 a 30 de abril de 2014. Serão 100 pessoas envolvidas diretamente entre representantes de agricultores/as da Rede de Agricultores/as Agroecológicos/as e representantes das comunidades quilombolas e indígenas do Território Vales do Curu e Aracatiaçu; agricultores/as de diversas regiões do estado do Ceará que participam das ações do Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido (FCVSA); representantes das organizações sociais que trabalham com as famílias agricultoras no estado do Ceará, universidades, através dos grupos de pesquisa que trabalham com agricultores/as; movimentos sociais de trabalhadores/as rurais, representantes das organizações que compõem a Rede ATER NE e associações comunitárias das comunidades que receberão as rotas de aprendizagem.

O encontro irá se dividir em cinco rotas que levam o nome de trabalhadoras e trabalhadores campesinos que tiveram atuação marcante no Território. Nas rotas Nazaré Flor, Manoel Veríssimo, Mãe Serra, Mazinha e Povos Tremembé os participantes irão conhecer experiências agroecológicas, conflitos e os debates que envolvem o Território. No dia 30, para encerrar a Caravana Agroecológica, será realizado ato público com o propósito de ampliar o debate com a sociedade em geral e os poderes legislativo, judiciário e executivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*