Lançamentos no III Encontro Nacional de Agroecologia

A terceira edição do Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) acontece entre os dias 16 e 19 de maio, na Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro-BA. O evento, que é palco de uma rica programação de debates, mesas redondas, seminário e feira conta também com vários lançamentos de dossiê, cartilhas, curta-metragem, entre outras publicações com foco no tema central do evento “Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?”

O objetivo dos lançamentos é chamar a atenção da população para os principais problemas relativos à segurança alimentar, sementes crioulas, direito à terra, participação do jovem no campo, produção agroecológica, além de ser uma oportunidade para os pequenos agricultores tornarem suas experiências, lutas e avanços visíveis para o restante do país.

O evento é organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), em parceira com as organizações representativas de vários grupos sociais, e já se consolidou como um espaço de troca de experiências que resultem na promoção de meios de vida sustentáveis e valorização de práticas de produção tradicionais.

Abaixo a lista completa dos lançamentos:

17/05

14h – 15h: Na grande tenda
1) Vídeo “Semente de Geração: uso e gestão compartilhada da agrobiodiversidade nos sertões de MG” (produção da Rede de Agrobiodiversidade do Semiárido Mineiro)

2) -Cadernos Sementes Locais: experiências agroecológicas de conservação e uso (publicação da ANA e organizações parceiras)
– Sementes tradicionais dos Krhô: uma experiência de integração das estratégias on farm e ex sitru de conservação de recursos genéticos
– Associação biodinâmica e o desafio da produção de sementes de hortaliças
– As sementes da paixão e as políticas de distribuição de sementes na Paraíba

3) -Revista Agriculturas: experiências em agroecologia
– Edição v11. N1: “Sementes da diversidade: a identidade e o futuro da agricultura familiar” (publicação AS-PTA / Rede Agriculturas)

19h30 – 20h30: Na grande tenda

1) Dossiê Perímetros Irrigados: 40 anos de violação de direitos no semiárido (publicação da Rede Brasileira de Justiça Ambiental)

2) Livro “Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil: o mapa de conflitos” (Marcelo F. Porto, Tânia Pacheco; Jean Pierri Leroy – Ed. Fiocruz)

3) Curta Agroecologia: vídeos multiplicadores de experiências que dão certo – 9 documentários com duração de 7 a 25 minutos (produção: ANA)

18/05: Plenária da Juventude

– Diz aí Juventude Rural – série do canal Futura produzida em parceria com Sasop, Sabiá, Caatinga, Assema, AS-PTA e Cetra

Serviço
III ENA
– Data: 16 a 19 de 2014
– Local: Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro-BA
Mais informações: (61) 9949-6926; (71) 9277-7439 e comunicacao@ana.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*