Comida de verdade e cultura ocupam Viaduto de Santa Tereza

Reunindo saberes, sabores e práticas agroecológicas, o evento aberto contará com café da manhã público, troca de mudas e sementes, música e prosa boa.  

Inspirado na alegria e na esperança das crianças, o Encontro Regional Sudeste de Agroecologia – ERÊ desabrocha com a primavera, em Belo Horizonte, um processo de construção coletiva nacional que ganhará as ruas, estradas e trilhas pelas cinco regiões do país.

O ERÊ acontecerá entre os dias 6 a 8 de outubro, com a participação de cerca de 300 pessoas dos quatro estados do sudeste. A atividade compõem o processo preparatório do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), previsto para o fim de maio de 2018, também na capital mineira.

Nossas lutas e inspirações estarão estampadas no estandarte desse cortejo: “Agroecologia e democracia unindo campo e cidade”, para seguirmos caminhando na luta por uma sociedade mais justa e por alimentação  saudável para todas e todos.

 

Plantando o IV ENA na cidade

“Comer é um Ato Político”. A partir dessa provocação, o ERÊ ocupará o Viaduto de Santa Teresa na manhã de domingo, 08/10, com intervenções artísticas culturais e com comida de verdade.

Em ação conjunta realizada por coletivos, agricultoras/es, cozinheiras/os, ativistas e pelas/os participantes do ERÊ, será oferecido à sociedade um café da manhã público e gratuito preparado com alimentos agroecológicos de diferentes regiões do estado, de quintais e hortas urbanas da Região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é promover o diálogo e denunciar as mazelas causadas pelo sistema agroalimentar hegemônico, que se sustenta em injustiças e promove desperdício, fome e exploração humana e da natureza; e anunciar a agroecologia, que apresenta formas alternativas de produção e consumo alimentar, além de proporcionar a troca de saberes e sabores.

O café público será acompanhando por apresentações culturais como capoeira, música e narração de história; pela feira de troca de sementes e mudas e por muita prosa boa.

“A ocupação debaixo do Viaduto busca dar visibilidade a caminhada do movimento agroecológico e ampliar seu diálogo com a sociedade e com os diferentes movimentos sociais que lutam pela garantia dos direitos no campo e na cidade” como explica Danúbia da comissão organizadora estadual do IV ENA.

Ao lado do viaduto, na Serraria Souza Pinto, estará acontecendo o Festival Estadual de Arte e Cultura da Reforma Agrária, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), onde poderemos conhecer mais da cultura da reforma agrária, adquirir produtos da reforma agrária e agroecológicos e conferir outras atrações do Festival.

 

Cultura, Comunicação e Agroecologia: unidas pela Democracia!

Nesse momento de diálogo com a sociedade, e também de celebração, vamos juntas/os sentir um pouco mais dos saberes e sabores desse povo do Sudeste que acredita e constrói a agroecologia em diferentes territórios da região. Seja nas áreas rurais ou nas cidades, inúmeras experiências garantem a produção de alimentos saudáveis, a preços justos e sem uso de venenos.

Para anunciar essas práticas de resistência e denunciar aquilo que as ameaça, a cultura e a comunicação popular são fundamentais. No contexto político, de rompimentos com a  democracia, entendemos que lutar pela agroecologia é também lutar pela garantia dos direitos democráticos. Não há Agroecologia sem Democracia! Por isso, estaremos nas ruas de Belo Horizonte comunicando nossos aprendizados e celebrando as culturas de resistência no campo e na cidade!

Para participar, basta se achegar embaixo do Viaduto. Se possível, traga contribuições de alimentos dos quintais , instrumentos musicais e alegria.

Seguimos, rumo ao IV ENA!

 

Evento: Plantando o IV ENA na cidade – ERÊ (Encontro Regional Sudeste de Agroecologia)

Data: 8 de outubro

Horário: 10 às 14 horas.

Local: Viaduto de Santa Tereza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *