Povos Indígenas demarcam território no IV ENA

Povos Indígenas demarcam território no IV ENA

Por Eduardo Sá

A incidência política dos povos indígenas tem crescido cada vez mais junto ao movimento agroecológico brasileiro, e neste IV ENA, mais de vinte e cinco etnias realizaram uma plenária, no terceiro dia do encontro (02), para debater suas lutas, apresentar experiências e dialogar com o poder público sobre suas necessidades. Educação do campo, eventos indígenas, gestão ambiental dos territórios e direito à terra foram alguns dos temas abordados nas apresentações. A demarcação das terras indígenas foi o principal ponto encaminhado para a carta política do Encontro.

Lideranças indígenas participaram de uma mesa com um integrante da coordenação de promoção ao etnodesenvolvimento da Funai para trazer as demandas do movimento. De acordo com Douglas Kaingang, do Rio Grande do Sul, as instâncias de participação e acompanhamento dos indígenas nas políticas públicas, como o Conselho Nacional, estão paralisados assim como as demarcações de suas terras. A partir das experiências apresentadas, segundo ele, ficou clara a íntima relação dos índios com seus territórios. “É preciso entrar na Funai e problematizar esse contraponto potente e criativo que é a agroecologia. Mas é preciso apurar esses conceitos, pois as práticas e saberes indígenas vão para além da alimentação fisiológica. Não é uma inovação, e sim tradições imemoriais muito mais amplas. Mas o primeiro passo para a agroecologia é a reivindicação de demarcação imediata das terras no documento final do Encontro”, reivindicou.

Nos últimos dois anos o presidente da Funai foi substituído três vezes. O coordenador de fomento a produção sustentável que também estava na mesa, Leiva Martins, reconheceu que é um momento de muita fragilidade institucional e de desmonte estrutural do órgão. “A pauta indígena não é prioridade do governo federal e há uma grande diferença entre o corpo técnico e as direções, que estão sob controle de interesses partidários. Percebemos que a agroecologia é um eixo e diretriz que pode fortalecer a instituição na afirmação daquilo que é positivo e nortear nossas ações. A luta agora é pela implementação da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em Terras Indígenas (PNAGATI) porque a diretoria de proteção territorial se encontra sob influência da bancada ruralista, existe um freio na demarcação de terras na instituição”, acrescentou.

Mais de oito mil indígenas urbanos estão espalhados pela capital mineira, segundo Marinalva Kamakã Pataxó Hã-Hã-Hãe, que coordena uma associação em Belo Horizonte (MG). Muitos deles que estavam nas ruas ou em condições de vulnerabilidade, retomaram um terreno no bairro Esmeralda, onde estão atualmente vinte e seis famílias reivindicando um lugar para morar e cultivar seus alimentos. “Já plantamos bastante e agora estão aparecendo vários projetos querendo tirar a gente. Estamos sem apoio nenhum e já foi até a polícia. A terra é tudo que precisamos, nessa greve nós tínhamos nossas lenhas e alimentos para sobreviver. E queremos denunciar que pessoas estão se passando por índios para falar por nós e ganhar cargos políticos, precisam respeitar nossa comunidades”, alertou.

A discriminação, o racismo e o genocídio foram denunciados por Alcebíades, liderança da aldeia Raposa Serra do Sol, etnia Makuxi, de Roraima. “Todo dia estamos sofrendo na base, o sistema decide coisas e a gente se organiza para resistir. Nosso conhecimento está indo embora, crianças sendo expulsas de suas terras, imagina sentir isso na pele enquanto originário. Precisamos garantir e fortalecer nossa sustentabilidade, romper com esse derramamento de sangue. Dizem que não geramos ‘PIB’ com a tal da soja, mas fazemos muitas outras coisas que não são levadas em consideração”, criticou.

Experiências e denúncias   

Mais de dez participantes relataram suas vivências nas aldeias indígenas, trazendo temas que atravessam diversas diretrizes da perspectiva agroecológica de desenvolvimento. Trocas de sementes, intercâmbios de experiências, iniciativas educacionais em harmonia com a cultura local, sistemas agroflorestais, ações e programas de gestão territorial, dentre outras iniciativas, foram apresentadas. Denúncias graves de expansão de monocultura, minério e projetos governamentais nos territórios também foram apontados. Os povos Munduruku, no médio Tapajós, no Pará, são um exemplo de resistência. Sofrendo com a mineração e dezenas de usinas na região, conseguiram arquivar recentemente a Usina Tapajós. Para não entregar as terras e barrar a entrada dos grandes projetos, os Munduruku tem feito denúncias, usando celulares e câmeras.

Durante a plenária, todos/as ressaltaram ainda a importância de um modelo adequado às condições locais para a formação da juventude. Aulas fora da sala de aula, hortas nos terrenos das escolas, alimentos para a merenda das crianças e jovens, dentre outras práticas, foram relatadas em alguns estados. “A educação no campo fortaleceu a nossa língua, que muitos parentes já perderam. Com as hortas e plantios próximos garantimos nossa alimentação saudável e dos alunos sem depender de fora”, disse Josimar, da etnia Sateré Mawé, no Amazonas.

Na ocasião houve o chamamento do povo Terena ao II Agro Ecoindígena, previsto para 2019, no município de Miranda (MS), a fim de promover trocas de experiências entre os indígenas. O primeiro evento ocorreu em 2016 e contou com a participação de nove etnias de todo o Estado, promovendo encontro de xamãs, troca de sementes e visitas a aldeias para fortalecer também a organização da região.

Edição: Luciana Rios

Síntese da Plenária Indígena

Os povos originários: Pataxo Hahae, Terena, Tupinikim, Sapara, Macuxi, Guarani, Kayapo, Tingui Boto, Kayabi, Kaigangue, Amanaye, Tenone, Kariri Xoko, Kaxixo, Wapixana, Bare, Satere-Mawe, Puri e demais povos estiveram presentes no IV Encontro Nacional de agroecologia, realizado nos dias 31 de maio a 3 de junho do ano de 2018, em Belo Horizonte MG.

Os povos originários: Pataxo Hahae, Terena, Tupinikim, Sapara, Macuxi, Guarani, Kayapo, Tingui Boto, Kayabi, Kaigangue, Amanaye, Tenone, Kariri Xoko, Kaxixo, Wapixana, Bare, Satere-Mawe, Puri e demais povos estiveram presentes no IV Encontro Nacional de agroecologia, realizado nos dias 31 de maio a 3 de junho do ano de 2018, em Belo Horizonte MG.

Confira a íntegra da síntese plenaria indigenas

Vozes dos territórios pautam Carta Política do IV ENA

Vozes dos territórios pautam Carta Política do IV ENA

A Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) divulgou na noite desse sábado, 02/06, em Belo Horizonte (MG), a Carta Política do IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA). Aprovada por 2 mil pessoas participantes do evento, de todos os estados do Brasil, a Carta apresenta denúncias contra a violência e o autoritarismo do latifúndio e de projetos do grande capital, que exploram a natureza de forma predatória para a produção de commoditties. O documento  evidencia, ainda,  as lutas e as conquistas dos movimentos social e sindical, redes, articulações e organizações do campo e da cidade, além da diversidade das práticas agroecológicas.

 
Na Plenária Final do IV ENA também foram apresentadas moções de repúdio e de solidariedade e cartas das mulheres, das juventudes e dos povos indígenas e quilombolas. Mulheres negras e indígenas ocuparam o espaço para dizer que “se há racismo, não é agroecologia”, uma das mensagens mais fortes da noite. Também foi dito que a agroecologia se faz na rua e esta edição do ENA foi a primeira a acontecer em praça pública. Essa opção sinaliza o empenho do movimento agroecológico de estabelecer diálogos entre campo e cidade.

 
O IV ENA se configura como um espaço de compartilhamento de saberes construídos ao longo dos inúmeros encontros preparatórios realizados em diversas localidades do Brasil. Esses momentos de mobilização contribuíram para fortalecer as articulações e redes locais, estaduais e regionais de agroecologia, convergindo para uma mesma direção: a democracia e o bem viver.

 
Encerrando o IV ENA acontece, neste domingo, 03, o ato público unificado da ANA e do Sindicato Único dos Trabalhadores na Educação (Sindiute). A  concentração é  na Praça da Liberdade, a partir das 8h, saindo em caminhada pela Avenida Augusto Lima. A manifestação segue em direção ao Parque Municipal de Belo Horizonte, onde ocorre o Banquete Agroecológico Popular  “Comida de Verdade, no campo e na cidade”, previsto para as 10h, com alimentação saudável, de qualidade e gratuita. No Parque também acontecerá, das 9h às 13h, a Feira de Saberes e Sabores da Agroecologia, o Espaço da Saúde e a Praça da Alimentação.

Por Viviane Brochart e Gilka Resende

Edição: Laudenice Oliveira

 

Uma bandeira de lágrimas e poesia

Uma bandeira de lágrimas e poesia

Ela veio para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA) e emocionou as/os participantes  da oficina de construção do bandeirão da Comunicação. Ela é Dona Rita Barbosa de Souza, pernambucana, radicada no Rio de Janeiro há 20 anos. Dona Rita veio partilhar conosco do momento onde comunicadoras e comunicadores populares se juntaram para bordar os retalhos das comunicações que têm nas suas práticas locais, as raízes culturais de cada lugar. Teve poesia, teve música, teve emoção. Em todas as falas as denúncias contra quem  quer nos calar ou  manipular as nossas histórias. E teve os anúncios sobre o que temos de avanço na comunicação popular vivenciada em cada recanto do Brasil.

Mas há história que nos amolece por dentro e no endurece por fora. Que nos causa indignação pela violação de vidas, de aprendizados, de sabedorias. Por isso quero falar de Dona Rita Barbosa, mulher, negra, migrante, forte, de luta e de emoção. Dona Rita é vítima das remoções feitas no Rio de Janeiro para os mega eventos, como o das olimpíadas. Agricultora urbana, ela tinha um quintal produtivo onde cultivava uma grande horta de produtos orgânicos. “Eu tinha lá minha propriedade, era agricultora , plantava uma horta imensa, que todos conhecem, porque isso virou um DVD e saiu nas redes sociais pelo mundo inteiro. E, eu fui removida, enganada pela prefeitura  do Rio de Janeiro. Perdi tudo. Hoje eu luto na justiça para ter uma moradia digna. Não gosto muito de lembrar, porque foi muito massacre. Fui eu, foi a minha propriedade, foi a Vila Autódromo, aonde os agricultores, os pobres, os negros, apanharam muito. Foi muita violência. E isso nos marca, porque o Rio de Janeiro não é uma cidade que é feita pra nós, não é feita para pobre, não é feita pra negros”, denuncia Dona Rita muito emocionada.

Cada fala de Dona Rita, era um grito de indignação pela agressão que o Estado promove contra os povos, contra quem já não tem quase nada e deveria ser acolhido pelo poder público. “Há um massacre dentro das comunidades, principalmente quando se trata de agricultores, porque o Plano Diretor do Rio de janeiro é uma porcaria, que diz que o Rio de Janeiro não tem agricultura, não tem agroecologia. E, tem muitos agricultores na região metropolitana”, afirma Dona Rita. Ela fala das agressões que agora sofrem agricultores/as que vivem em Vargem Grande. “Lá no parque, os agricultores que moram lá estão sendo ameaçados de serem despejados. Se o parque existe, é porque ali têm os agricultores que cuidam, não colocam o lixo, plantam por debaixo da floresta, mas estão sendo ameaçados”, diz.

E é assim que o retalho da comunicação popular do Rio de Janeiro está, com as dores, com os sabores das feiras, com as lágrimas e as indignações. Mas com as culturas das feiras, do samba, do funk, com a firmeza das mulheres, com as músicas, os contos e os cantos. “Essa colcha de retalho ela mostra tudo que lutamos, é uma luta imensa. Então, tudo tá aqui retratado”, finaliza Dona Rita.

E é assim que se costura, que se constroi a bandeira da comunicação popular vivenciada, praticada dentro do Movimento Agroecológico.  Nela, cada ponto dado é um ponto contado e cantado,  até em poesia. “Eu te acompanho, que bordar sozinho nestes tempos causa danos. Ponto à frente, ponto com volta, ponto e vírgula. Aquele que se esconde e se enrosca, e talvez, também, o que se mostra. Porém, ao ponto final, aponta o corpo inteiro. Irmã, eu só posso e só desejo bordar um ponto que sirva um pouco a este solo”. Esta poesia é uma tradução livre do poema Bordado de Laura Devetach. Continuemos, então, bordando a nossa história da comunicação popular no Brasil.

Bandeirão de Luta – “Sem afeto não há agroecologia”. Esse foi o grito escoado pelas vozes de representantes dos diferentes estados do Brasil, que participaram da oficina para a junção das Bandeiras de Lutas de Comunicação e Cultura, assim como Dona Rita Barbosa. Com pinturas, bordados, desenhos e costuras, os participantes imprimiram suas essências, características e identidades agroecológicas, saberes e fazeres dos povos na comunicação e cultura popular. A atividade fez parte do IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA). De acordo com, Patrícia Tavares, do Grupo de Trabalho de Cultura e Comunicação, da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), o objetivo dessa construção foi mobilizar e articular as experiências agroecológicas a partir do diálogo da cultura e da comunicação. “Nossa proposta foi pensar algo que conseguisse expressar essas experiências e o que a cultura e a comunicação representa para essas experiências, nos seus territórios, através de uma expressão mais artística, mais simbólica e que pudessem ser retratadas em pequenos retalhos”, explica.

Por Laudenice Oliveira (Box por Vaninha Cunha)

Edição: Luciana Rios

Rios da memória das mulheres da agroecologia

Rios da memória das mulheres da agroecologia

Confira a sínteses da plenária das mulheres

Durante a Plenária das Mulheres, sentimos a alegria e a força que traz estarmos juntas aqui, reafirmando nossa luta e a histórica contribuição para a construção da agroecologia. Através do encontro dos rios da memória das mulheres da agroecologia que vieram de todas as regiões do Brasil, resgatamos a memória das resistências das mulheres no enfrentamento ao agronegócio, às multinacionais, às mineradoras que querem expropriar nossos territórios, culturas, histórias e corpos. Seguimos ainda mais firmes e fortalecidas, denunciando todas as formas de violência, opressão e discriminação que se expressam em nossos movimentos através da invisibilização das nossas pautas, do nosso isolamento das decisões políticas e da negação da nossa capacidade de reflexão e ação.

Precisamos de muita coragem para chegar até aqui, frente a todas as dificuldades cotidianas impostas a nós e à conjuntura de crise e golpe que vivemos no país. Mas não recuamos, ecoamos nossas vozes aqui e em todos os lugares! Diante de todos os desafios que o capitalismo, o patriarcado e o racismo impõem, respondemos com a afirmação da agroecologia como uma proposta de vida. Temos afirmado que a agroecologia não é só prática, mas o jeito como o trabalho se organiza, como as pessoas se relacionam entre si e com o ambiente.

Acreditamos que os alimentos saudáveis e nossa união nos deixam mais fortes, saudáveis, resistentes a todas as doenças do corpo e da alma. Consideramos que nossas feiras garantem a soberania alimentar e contribuem para compartilhar da boa saúde das pessoas da roça com as pessoas da cidade. Reafirmamos a necessidade de potencializarmos a comercialização local e com as cidades, para que as pessoas pobres, as/os trabalhadoras/es, possam comer alimento saudável, comida de verdade. É preciso ainda fortalecer os diferentes espaços de construção do conhecimento agroecológico, assim como da educação do campo e popular.

As mulheres negras, quilombolas, indígenas, ribeirinhas denunciam as violências específicas que elas sofrem e que precisam ser enfrentadas coletivamente, e afirmam que suas visões particulares da agroecologia precisam ser respeitadas. Ao mesmo tempo, acreditam que para fortalecer seus modos de vida é preciso unificar todos os movimentos sociais, todas as lutas.

Insistimos que pode haver produção sem veneno, pode haver preservação, mas onde há racismo, machismo, discriminação não há agroecologia! Decretamos, então, esse ENA como um território livre de violências! Estamos aqui para radicalizar a democracia, nas nossas casas, nos nossos movimentos, no nosso país.

Somos mulheres por inteiro, temos desejos, vontades, temos projeto de sociedade, fazemos política, construímos outro jeito de amar e de viver, onde todo mundo possa ser feliz. Hoje afirmamos, ainda, que não existe agroecologia em um campo só, mas um processo coletivo, no campo e na cidade. Ou é pra todo mundo ou não é. Nesse sentido, apresentamos a Marcha das Margaridas como uma ação estratégia em que nos somamos na construção dessas pautas.

Radicalizamos nossa luta! Contra o patriarcado, o racismo, lesbofobia, contra qualquer imposição sobre nossa forma de amar, contra o capital: estamos em fúria feminista!

Fora Temer, Lula livre!

Juventude contribui no debate sobre união entre campo e cidade

Juventude contribui no debate sobre união entre campo e cidade

A atividade, que faz parte da série de discussões do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), reuniu jovens de diversas regiões do país

 

“A gente precisa de incentivos para continuar no campo. A mídia e as escolas dizem que o melhor pra gente é estar na cidade, mas precisamos nos fortalecer para mostrar que nosso lugar é o campo. É de lá que a gente veio e dá certo morar lá.” A fala da agricultora Regilane Alves, de Itapipoca (CE), mostra a força das demandas das juventudes do Campo, das Águas, da Florestas e das Cidades presentes no IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA).

Seus desafios e propostas foram apresentados durante a Plenária das Juventudes na manhã de sábado, 2 de junho, no Parque Municipal. A atividade reuniu jovens de diversas regiões do país para contribuir com a discussão central do encontro: a união do campo e da cidade na luta pela agroecologia. Ao longo da reunião foram recitadas poesias e raps que dialogam com as reformas sociais defendidas pelos grupos presentes, entre elas, a reforma agrária e a igualdade racial, social e sexual.

As juventudes denunciaram as diversas violências sofridas, em especial as contra as mulheres e meninas, o extermínio da juventude negra, a lgbtifobia, o crescimento dos conflitos fundiários contra povos e comunidades tradicionais. Também trouxeram o repúdio ao intenso processo de fechamento das escolas do campo, fenômeno esse que contribui para o esvaziamento e a desterritorialização das juventudes camponesas.

Ao reafirmar que “A nossa ousadia é o campo e a cidade na luta pela agroecologia” eles anunciaram a urgência do rompimento da falsa dicotomia entre campo e cidade, compreendendo que só a união conseguirá produzir um novo paradigma para a produção de alimentos e o campo brasileiro. Para a coordenadora do Fórum da Juventude da Grande Belo Horizonte (BH), Lívia Sabino, as lutas da periferia não estão distantes do campo, uma vez que os dois meios convivem com o agrotóxico e com a falta de saneamento básico. Entretanto, ela exalta o aprendizado mútuo entre os participantes: “Aprendemos muito com o campo, como a não cimentar nossos quintais, a plantar mais e, principalmente, a cuidar da vida”, relata.

 
A assessora das juventudes pelo Centro Sabiá, Janaína Ferraz, reafirma essas necessidades. “A juventude demanda a visibilidade desses sujeitos de direito em sua diversidade, em suas cores, religiões e etnias. A permanência da juventude no campo e sua autonomia junto à unidade familiar e na unidade produtiva.”, declara.  A juventude quer debater gênero nas escolas, implementar a política de sucessão rural, defender territórios livres de agrotóxicos, aprofundar suas experiências de agricultura urbana e consolidar nossas autonomias.

Por Karol Borges e Pedro  Lovisi

Confira na íntegra a síntese da Plenária das Juventudes

Carta Politica Juventudes

 

Terceiro dia do IV ENA é marcado pela diversidade da Feira de Sabores e Saberes

Terceiro dia do IV ENA é marcado pela diversidade da Feira de Sabores e Saberes

Além da feira, os participantes participaram de plenárias e vivências em experiências agroecológicas bem sucedidas na grande BH

 

Começou neste sábado, 2 de junho, a Feira de Sabores e Saberes, parte da programação do IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA). Milhares de pessoas, de BH e participantes do evento, tiveram acesso à produção agroecológica de todos os cantos do Brasil, sem agrotóxico e a preço popular, além de manifestações artísticas e culturais gratuitas. A feira continua no domingo, 3 de junho, entre 9h e 13h.

Para Maira Santiago, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e uma das organizadoras da feira, essa é uma grande chance de aproximação entre consumidor e produtor. “São mais de 80 produtores expondo desde hortaliças e frutas à sementes, alimentos processados, artesanatos produtos regionais e típicos de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e ribeirinhas. A feira mostra a diversidade que a agroecologia representa”. Ao todo, cem barracas estão distribuídas em quatro setores do Parque Municipal, organizadas de acordo com os biomas nos quais as famílias produtoras se localizam.

A produtora cultural, Amanda Rosiere, aproveitou a chance de comprar direto do produtor, sem intermediários. “Eu já frequento feiras agroecológicas e orgânicas aqui em Belo Horizonte e vim para conhecer produtos de outros lugares do país. Depois que tive filho, passei a me preocupar mais com a origem do alimento que ingerimos e a feira é uma ótima oportunidade para consumir com consciência e ter a garantia da procedência do que colocamos na mesa.”, comenta.

Por outro lado, Jussara Nunes, agricultora do assentamento Denis Gonçalves, em Juiz de Fora (MG), ressaltou a importância dessa feira para o fortalecimento da cultura feminista. Para ela, mulheres na frente da organização contribuem massivamente para uma nova visão social. Além disso, ela agradece a oportunidade de participar da feira. “É sempre bom e gratificante mostrar que ser Sem Terra não é só fazer uma ocupação, é também pensar no verde e no agroecológico para um mundo melhor.”

Vinicius Diniz, produtor de Florestal (MG), ressalta a importância da popularização da agroecologia. “A principal importância da Feira é propagar a maneira de consumir produtos naturais de forma sustentável e mitigar os impactos ambientais gerados pela produção.”, comemora.

Para os povos tradicionais indígenas esse tipo de difusão de saberes tem ainda mais importância, já que podem fortalecer a resistência pela aplicação de políticas públicas que reconhecem as plantas medicinais. Edna Marajoara, faz parte do Povo Juayana da Ilha de Marajó (PA) falou sobre a luta que as Pajés Marajoaras travam para terem seus saberes reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Elas comercializavam os produtos da linha ‘Flora do Marajó’. Criada com o apoio da Universidade Federal do Pará, os produtos são compostos por de 10 a 12 plantas medicinais.

Por Karoline Borges

Edição: Luciana Rios