CHAPECÓ RECEBE ENCONTRO REGIONAL DE AGROECOLOGIA DO SUL

 

Nos dias 13 e 14 de março de 2018, em Chapecó (SC), acontece o Encontro Regional de Agroecologia do Sul (ERA/Sul). O Encontro tem o objetivo de fortalecer as redes de agroecologia existentes na Região Sul do Brasil, dando visibilidade às experiências coletivas de fortalecimento da agroecologia na região. São esperadas cerca de 100 pessoas para o Encontro, entre lideranças de movimentos e entidades que compõem a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), agricultoras e agricultores agroecológicos, técnicas/os, ativistas, consumidoras/es e apoiadoras/es do movimento agroecológico.

As atividades acontecem no Centro de Formação Maria Rosa (Rua Sete de Setembro, 2070d – Pres. Médici) e servem de preparação para o IV Encontro Nacional de Agroecologia, que será realizado em Belo Horizonte (MG) de 31 de maio a 3 de junho deste ano.

Num cenário de crescentes ameaças a direitos adquiridos e garantias democráticas, a programação do ERA/Sul dialoga com Encontro Nacional de Agroecologia, cuja temática nesta edição é Agroecologia e Democracia unindo Campo e Cidade. Na Plenária de Abertura, o ERA/Sul traz Maria Emília Pacheco, primeira mulher a presidir o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e hoje integrante do Fórum Brasileiro de Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), para discutir o tema Sem Democracia não há Agroecologia, juntamente com representantes da Rede Ecovida de Agroecologia e do Movimento de Mulheres Camponesas. A mesa acontece a partir das 17h30.

Nas próximas atividades, as organizações irão construir sua participação no IV Encontro Nacional de Agroecologia. Cerca de 2 mil pessoas de todo Brasil são esperadas para o ENA em Belo Horizonte, sendo 70% de agricultores(as) familiares, camponeses(as), povos indígenas, comunidades quilombolas, pescadores(as), outros povos e comunidades tradicionais, assentados(as) da reforma agrária e coletivos da agricultura urbana; 50% de mulheres e 30% de jovens diretamente envolvidas na construção da agroecologia em contraposição ao projeto dominante imposto por grupos do capital financeiro, industrial e agrário.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *