Jovens de Triunfo-PE se reúnem para debater sobre o IV ENA

Neste dia 13 de Janeiro de 2018, jovens da comunidade de Carro Quebrado, no município de Triunfo-PE, se reuniram para fazer uma roda de diálogos sobre o IV Encontro Nacional de Agroecologia . Os jovens leram a carta convocatória do IV ENA e  fizeram os principais  destaques da carta e apontaram as principais questões que serão discutidas no encontro. Facilitaram o debate Josilma Bertino, jovem multiplicadora da agroecologia e graduanda em Ciências Biológicas, e a estagiaria do Centro Sabiá, Gabriela Martins, graduanda em Agronomia.

“Agroecologia e democracia unindo o campo e a cidade” este é o lema do IV ENA. A convocação e a organização são da Articulação Articulação Nacional de Agroecologia ANA,rede formada por varias organizações, redes regionais, movimentos sociais do campo e da cidade. O ENA também tem o apoio de vários outras articulações que dialogam com a causa da agroecologia e por busca de direitos, uso consciente dos bens naturais e de uma vida mais saudável para a população.

O IV ENA será realizado em Belo Horizonte Minas Gerais , nos dias 31 de maio a 03 de junho de 2018, com a previsão de participação de duas mil pessoas, sendo 70% de agricultores/as camponeses/as, quilombolas, indígenas e outros povos  e também da reforma agrária e da agricultura urbana.

É importante saber que o IV ENA não é apenas o encontro em Belo Horizonte,  o ENA já começou com a realização de diversos encontros regionais e estaduais preparatórios, como também caravanas  para discutir e conhecer as diversas experiências e saber quais as dificuldade e os avanços da agroecologia no Brasil.

Fonte: Carta convocatória do IV ENA

Por Raimundo Bertino 

Fotos: Josilma Bertino e Leonardo das Virgens 

Matéria publicada no blog Pajeú de Notícias: (https://pajeudenoticias.blogspot.com.br/2018/01/jovens-de-triunfo-pe-se-reunem-para.html?m=1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *