II Encontro Nacional de Agroecologia

De 2 a 6 de junho, a cidade de Recife, em Pernambuco, receberá caravanas e organizações de todos os estados e regiões brasileiras

De 2 a 6 de junho, a cidade de Recife, em Pernambuco, receberá caravanas e organizações de todos os estados e regiões brasileiras. O II ENA – Encontro Nacional de Agroecologia está sendo promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e será um espaço de intercâmbios e experiências, importantes debates, formulação de propostas, expressão pública das dificuldades e das conquistas que as diferentes formas de produção familiares e tradicionais vêm desenvolvendo no Brasil.

O grande desafio do ENA é fortalecer a unidade na diversidade do movimento agroecológico brasileiro para a construção de um grande projeto de desenvolvimento rural democrático, na luta contra o modelo do agronegócio.

O II ENA tem os seguintes objetivos

Fortalecer os processos de construção do campo agroecológico e da ANA como sua expressão organizada. Buscar novos consensos no plano nacional em torno a princípios orientadores de um projeto alternativo para o mundo rural, dando visibilidade e reafirmando a agroecologia enquanto parte de um modelo mais amplo de desenvolvimento e de sociedade, mais justa, democrática, com respeito às diferenças e ao meio ambiente.

Favorecer a intensificação das trocas de experiência, intercâmbios e aprendizado mútuo entre os praticantes da agroecologia, dentro das regiões e também entre elas.

Demarcar politicamente os campos entre um projeto democrático e sustentável de desenvolvimento, fundado na produção familiar e na agroecologia, em oposição ao projeto hegemônico do agronegócio, fundado na grande propriedade e no capital agroindustrial e financeiro.

Discutir estratégias de construção de políticas públicas a partir do fortalecimento dos movimentos sociais e da experiência acumulada pelo campo agroecológico em programas de desenvolvimento local nos diferentes contextos sócio-ambientais do país.

Fonte: https://fase.org.br/pt/informe-se/noticias/ii-encontro-nacional-de-agroecologia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *