Pernambuco realiza Encontro Estadual Rumo ao III ENA

Por Elka Macedo e Emanuela Castro (Núcleo de Comunicação da ASA PE) 

Cerca de 80 pessoas, entre agricultores, agricultoras e assessoria técnica do Estado de Pernambuco participaram nos dias 29 e 30 de abril do Encontro Estadual da ASA Pernambuco – Rumo ao III ENA. O Encontro teve o objetivo de discutir as experiências em agroecologia no Estado na perspectiva de preparar para o III Encontro Nacional de Agroecologia, que acontece entre os dias 16 e 19 de maio, na cidade de Juazeiro, na Bahia.

Pernambuco foi o único Estado a realizar um Encontro Estadual preparatório para o III ENA. Com o tema Cuidar da terra, alimentar a saúde, cultivar o futuro, mesmo lema do III ENA, o evento foi sediado na sede do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, em Glória do Goitá-PE.

“Realizar uma atividade como o Encontro Estadual no período da chegada das chuvas, é um desafio. Mas o objetivo é de estar discutindo nossas experiências no Estado, e olhar como nós estamos fazendo o debate da agroecologia à luz dos saberes dos agricultores e das agricultoras”, disse Neilda Pereira, Coordenadora Executiva da ASA Pernambuco.

Durante os debates o papel dos jovens e das mulheres na promoção da agroecologia e no acesso a políticas públicas foram ratificados e reafirmados em diversas falas. “As mulheres e os jovens são considerados membros da família, e que não tem um papel relevante na sociedade. A gente quer se ver como sujeito político, que tem um papel fundamental na transformação desse país”, afirmou a agricultora Elizete Maria, do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste.

Após dois dias de intensas discussões, a delegação de Pernambuco aclamou a participação de 120 pessoas no ENA, dentre as quais estão inseridas 23 jovens e 73 mulheres, um percentual de mais de 50% do publico feminino garantido para o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *