Território do Sertão do São Francisco sedia o III Encontro Nacional de Agroecologia

III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) será realizado de 16 e 19 de maio, em Juazeiro, Bahia, e espera reunir 2 mil pessoas no debate sobre uma agricultura que cuida da terra, alimenta a saúde e cultiva o futuro.

Entre os dias 16 e 19 de maio, cerca de 2 mil pessoas estarão reunidas às margens do Rio São Francisco, em Juazeiro, Bahia, para promover um debate sobre “por que interessa a sociedade apoiar a Agroecologia?.” Com o lema Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro, o III Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), acontecerá no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Para o coordenador geral do SASOP, uma das instituições da comissão organizadora local, Carlos Eduardo O. de Souza Leite, a escolha de fazer o III ENA na Bahia representa para o SASOP um coroamento da trajetória de 25 anos da entidade. “Com o evento na Bahia, podemos fortalecer a nossa atuação no semiárido brasileiro. É um reconhecimento do trabalho e expressa os resultados dessa nossa caminhada agroecológica pela convivência com o semiárido”, argumenta.

Carlos Eduardo pontua ainda que o SASOP sempre apostou no fortalecimento da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) enquanto estratégia para fortalecer o movimento agroecológico brasileiro. “O ENA na Bahia é um evento que deverá gerar um capital político importante também para a Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA).

Poderemos pautar mais o governo, incentivar políticas e enriquecer nossas experiências com as trocas e intercâmbios. Os seminários temáticos tem muito a ver com o cotidiano de nossas experiências na Mata Atlântica e no Semiárido. Temas como juventude, mulheres, vigilância sanitária, agrotóxicos e transgênicos, todos expressam a concretização do desafio que estamos vivenciando para atuação local que o SASOP desenvolve.”, afirma. O coordenador ressalta ainda que lema do evento traz a preocupação de ampliar a agroecologia para várias dimensões e coloca como expectativa a ampliação do debate com a sociedade.

Sobre o III ENA – O III ENA tem o objetivo de aumentar a coesão política e a expressão pública do campo agroecológico brasileiro. O evento organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), com a participação de diversas entidades que compõe sua rede, além de movimentos sociais do campo, da saúde, da economia solidária e do feminismo, é o resultado ápice de um processo de mapeamento e visita à experiências concretas por meio de Caravanas Agroecológicas e Culturais, que começaram em 2013.

O centro do III ENA será a “Feira de Saberes e Sabores”, espaço aberto aos moradores de Juazeiro e região, com produtos agroecológicos da agricultura familiar e das populações tradicionais de todo o país. Lugar ideal para a troca de mercadorias, espaço para conversa e amizade, e ambiente propício à troca de conhecimento, a Feira será instalada na Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) e vai narrar também a diversidade das práticas agroecológicas a partir dos territórios por onde passaram as Caravanas e a interlocução das diversas práticas com as políticas públicas existentes – e que garantem ou deveriam garantir a ampliação da produção de alimentos agroecológicos.

Estão previstas, ainda,palestras com intelectuais brasileiros e estrangeiros, e um grande show na noite de sábado. Ao final do evento será entregue aos representantes do governo uma carta política sobre as discussões nas atividades e demandas do movimento agroeocológico.