Encontro Nacional de Diálogos e Convergências

DATA

26 a 29/11 de 2011

LOCAL

Salvador/ BA

INSCRIÇÕES

300 participantes

Histórico

Um encontro para construir diálogos com vários setores da sociedade

Cinco anos após o II Encontro Nacional de Agroecologia, foi realizado o Encontro Nacional de Diálogos e Convergências. Com participação de 300 ativistas, sendo 59% mulheres, o evento trouxe à tona um conjunto de temas — agroecologia, saúde e justiça ambiental, soberania alimentar, economia solidária e feminismo. O evento aconteceu em Salvador, capital baiana, entre os dias 26 e 29 de novembro de 2011.

A grande presença de mulheres no Encontro Nacional de Diálogos e Convergências foi estimulada na sua convocação, devido ao protagonismo feminino nas experiências agroecológicas nos territórios. Era necessário fortalecer a perspectiva feminista no movimento agroecológico.

Leia mais

Documentos

Pós-Encontro

ícone

Relatório final 63.87 KB 3 downloads

ícone

Carta Política 76.59 KB 2 downloads

Durante Encontro

ícone

Relatoria Plenária Final 237.36 KB 0 downloads

ícone

Repúdio à Veracel Celulose 54.92 KB 0 downloads

ícone

Repúdio ao Feijão Transgênico 57.26 KB 0 downloads

ícone

Repúdio aos Transgênicos 108.76 KB 0 downloads

Pré-Encontro

ícone

TdR Agroecologia e SSAN 69.41 KB 0 downloads

ícone

Programação 100.06 KB 0 downloads

ícone

TdR Seminário Mulheres 53.76 KB 1 downloads

ícone

TdR Seminário Comunicação 84.23 KB 1 downloads

ícone

TdR Seminário Biodiversidade 243.43 KB 0 downloads

ícone

TdR Agroenergia 36.48 KB 0 downloads

Fotos

Bastidores

Plenária Final

Lançamento de Publicação

Oficinas Territoriais, Seminários e Grupos

Oficina de Mulheres

Mesa de Abertura

Mística e teatro

Vídeos

Diálogos & Convergências: O Encontro

Buscando convergências

A construção da soberania nos territórios

Notícias

Da nova à cheia

Um olhar sobre o Encontro de Diálogos e Convergências Na lua nova, tive a sensação do plantio da boa semente, em boa terra e em ambiente adequado e populado de outras plantas amigas. Foi uma visão. A visão de um “clique”, aquele som que ouvimos quando engatamos em um trilho, encontramos um caminho auspicioso. Sim, o dia 26 de setembro foi de lua nova, dia em que começou o Encontro de Diálogos e Convergências, em Salvador. Senti que, ao final daqueles quatro dias, nos colocamos nos trilhos da convergência, iniciamos um processo com um método bonito, novo, a partir dos…

Convergências entre as campanhas da reforma política, economia solidária e contra agrotóxicos

Por Secretaria Executiva do FBES, 11 de outubro de 2011 Ocorreu ontem (10/10) em Brasília reunião entre os organizadores da Campanha pela Lei de Iniciativa Popular da Economia Solidária, Iniciativa Popular para a Reforma Política e Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida. O objetivo da reunião foi buscar unificar estratégias de mobilização social e convergir nas atividades operativas das campanhas. O principal resultado da reunião, além de um maior conhecimento das campanhas, foi conseguir materializar esta convergência em atividades conjuntas e na troca de informações, possibilitando que outras parcerias ocorram. Dentre os encaminhamentos acordados, destacam-se os seguintes: consolidar…

Agricultores do RS avaliam o Encontro de Diálogos e Convergências

Ana Lúcia Oliveira, da Roda – Rede de Desenvolvimento da Agroecologia “Seja bem-vinda minha gente Com alegria e consciência Esse é o Encontro Nacional De Diálogos e convergências.” Foi com esse refrão em ritmo de forró, que cerca de 300 pessoas integradas à Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), à Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), à Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), ao Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), ao Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), à Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA), à Rede Alerta contra o Deserto Verde (RADV), à Marcha Mundial…

Sindicalista fala sobre o Encontro de Diálogos

Ana Lúcia Oliveira, da Roda – Rede Orientada para o Desenvolvimento da Agroecologia Cerca de 300 pessoas entre agricultores, integrantes de movimentos sociais, comunicadores, pesquisadores e estudantes participaram do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências que acontece de 26 a 29 de setembro, em Salvador, Bahia. No início do evento, era grande a expectativa dos participantes. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (Acre), Dercy Teles diz que um dos objetivos de sua participação é buscar aliados para a luta de preservação, principalmente de preservação da vida das populações tradicionais. Para Dercy, “se fala muito em preservação da…

Populações denunciam que agrotóxicos e transgênicos adoecem pessoas e prejudicam cultivos tradicionais

por Raquel Júnia, da EPSJV/Fiocruz Relatos revelam conivência do poder público com a contaminação do meio ambiente e dos seres humanos pela utilização de venenos na agricultura.  Pesquisas em Mato Grosso mostram animais com diversas anomalias em locais com altos índices de utilização de agrotóxicos. Em Lucas do Rio Verde, um trabalhador rural foi até o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea-MT) reclamar que um avião sempre passava em cima de sua propriedade e os agrotóxicos que lançava sobre os extensos plantios de monoculturas da região também atingiam seus cultivos. O Indea, que é o órgão…

Populações lutam para preservar cultivos agroecológicos diante da expansão dos agrotóxicos e dos transgênicos

Participantes do Diálogo Temático Agrotóxicos, Transgênicos, Saúde Ambiental, Justiça Ambiental e Agroecologia denunciam impactos da utilização de venenos na agricultura. Reclamam ainda apuração do assassinato do militante José Maria, da Chapada do Apodi, no Ceará, morto enquanto realizava campanha contra os agrotóxicos e maior controle do estado sobre a utilização desses produtos.  Fotos mostradas revelam animais deformados no Mato Grosso em propriedades vizinhas às monoculturas. Participantes destacam ainda as iniciativas para manter os cultivos agroecológicos imunes ao veneno e aos transgênicos. Confira as apresentações da Oficina Agrotóxicos, Transgênicos, Saúde Ambiental, Justiça Ambiental e Agroecologia Eliane Mendes Mato Grosso – Fran…

Encontro de Diálogos e Convergências reúne organizações e movimentos sociais para debater a Agroecologia

por Riquieli Capitani, MST Seja bem vindo minha gente, com alegria e consciência esse é o encontro nacional de diálogos e convergências” (Luiz Paixão) A cidade de Salvador- Bahia está recebendo desde ontem (26/09) o Encontro Nacional de Diálogos e Convergências- Agroecologia, Saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo, que reúne aproximadamente 300 pessoas para debater as experiências que já vem sendo desenvolvidas, denunciar os impactos causados pelas grandes empresas multinacionais, e apresentar alternativas para fortalecer a agricultura familiar. Na noite dessa segunda-feira as 20 horas houve a abertura oficial do encontro com uma mística, e após…

O território de resistência em construção

 por Mayron Regis, assessor Fórum Carajás O espaço geográfico antes de qualquer coisa, está lá. O território seria então o espaço geográfico objetivado pela ação economico-social do homem. Sim, o homem veio após a constituição do espaço fisico e do espaço ambiental. Parece uma coisa meio óbvia e no entanto a discussão sobre território muitas vezes suprime o que antecede. O que veio antes liga a coletividade a um começo hipotético. Hipotético porque como comprovar que o espaço geográfico e o espaço ambiental vieram antes se nem um e nem outro discursam sobre si. O discurso é uma primazia da…

Plataforma BNDES participa do Encontro de Diálogos com cara nova

A Plataforma BNDES acaba de lançar seu novo site, mas mantém o mesmo endereço:  www.plataformabndes.org.br . E é de cara nova que participa do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências que começou nesta segunda-feira, 26.  O Mapa dos Projetos Apoiados pelo BNDES, produzido pela Plataforma, é um dos quatro mapas que compõe o intermapas. Esta ferramenta integra, além daquele mapa, o Agroecologia em Rede, o Farejador da Economia Solidária e o Mapa da Injustiça Ambiental. Para conhecer o intermapas, ainda em versão beta, e ter uma primeira experiência prática sobre interligações existentes nos territórios entre as redes que promovem o Encontro Nacional de Diálogos e Convergências acesse: http://www.fbes.org.br/intermapas/

Veja todas as notícias do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências

Clipagem

A agroecologia brasileira avança e faz história

O programa nacional de agroecologia e produção orgânica, lançado pelo governo federal no final do ano passado começa a ser implantado.  Por Najar Tubino – Carta Maior Juazeiro (BA) – É muito difícil reproduzir os fatos e informações de um encontro nacional, com representantes de praticamente todos os estados brasileiros. Hoje, por exemplo, os territórios visitados pelas caravanas agroecológicas, com seus representantes, discutiram as situações locais, os problemas e as práticas vencedoras. O detalhe é que são 13 tendas. E todas funcionam ao mesmo tempo. À tarde, pelo menos 800 mulheres – e alguns homens – se reuniram na plenária do…

Diálogos e Convergências na revista Caros Amigos

A revista Caros Amigos publicou duas matérias sobre o Encontro de Diálogos e Convergências na edição de dezembro de 2011. Confira: – Encontro popular propõe outro modelo de desenvolvimento: “Quilombolas, pescadores, agricultores e representantes de movimentos sociais, reunidos em Salvador, Bahia, debateram os principais problemas nacionais. Por Eduardo Sá. – Entrevista com Raquel Rigotto: “Há um uso sem controle de agrotóxico”

Intermapas estimula debate público acerca dos usos do território

Por Lorena Aquino, em 25/11/2011 para a Revista Coletiva (acesse o artigo original) Cabrobó fica no sertão, às margens do trecho do São Francisco que passa por Pernambuco. De clima semi-árido, os moradores utilizam-se do rio para sustentar as cooperativas de produção agropecuária e associações de rizicultores. Mas os grandes projetos no mesmo Rio São Francisco, como a transposição, dificultam a vida dos índios Truká, que vêem seus territórios submetidos à violência das obras. Diagnósticos como esse agora podem ser encontrados numa única plataforma. Os mapas da economia solidária e da injustiça ambiental, antes dispostos em diferentes sites, agora estão…

Agronegócio, transgênicos, agrotóxicos e a alternativa da agroecologia

Entrevista especial com Daniel Tygel Fonte: IHU Online, 23/10/2011 “Não é possível o convívio do agronegócio, dos transgênicos e dos agrotóxicos com a agroecologia. Não é possível o convívio de um modelo de desenvolvimento capitalista com as redes e cadeias de produção, comercialização e consumo solidários. A agroecologia e a economia solidária trazem em seu seio os germes de uma sociedade onde a cooperação e a vida estão acima da competição e do lucro. O agronegócio, as corporações e o mercado financeiro se orientam pelos interesses econômicos de algumas poucas e influentes famílias e grupos empresariais ou de acionistas”, constata…

Diálogos e Convergências: Carta Política entregue à Secretaria Geral da Presidência

Eduardo Sá, Jornal Fazendo Media Após quatro dias de intensa troca de experiências e diversos relatos de todoo Brasil, foi realizada na última quinta-feira (29) a plenária final do Encontro Diálogos e Convergências em Salvador (BA). No encerramento a comissão organizadora do evento entregou uma Carta Política, com a essência do encontro sintetizando o que foi abordado pelos grupos temáticos, ao secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da presidência, Paulo Maldos.  Antes da entrega do documento alguns grupos apresentaram moções de repúdio a determinadas ações do Estado brasileiro e ao modelo de desenvolvimento hegemônico: contra os agrotóxicos e a…

Encontro se encerra com críticas ao atual modelo de desenvolvimento

Katarine Flor, Agênica Pulsar Brasil O Encontro Nacional de Diálogos e Convergências se encerrou nesta quinta-feira (29). O evento debateu agroecologia, saúde e justiça ambiental, soberania alimentar, economia solidária e feminismo. Além disso, buscou unificar estas lutas sociais. A Carta Política do Encontro foi entregue ao secretário nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência, Paulo Maltos. Ele esteve no Encontro representando o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. O documento critica o padrão de desenvolvimento estabelecido pelo governo da presidenta Dilma Rousseff, que se baseia no crescimento econômico pela via da exportação de commodities. Ou seja, de mercadorias,…

Resistência ao impacto de grandes empresas é comum a territórios do país

Nomes de empresas como Souza Cruz, Suzano Papel Celulose, Aracruz-Fibria, Vale e Monsanto foram repetidos por povos que resistem ao atual modelo de desenvolvimento. Relatos foram feitos no Encontro Nacional de Diálogos e Convergências, em Salvador. por Pulsar A programação do segundo dia foi dedicada ao debate sobre territórios de resistência. Paulo Petersen, da Assessoria e Serviços a Projetos para Agricultura Alternativa (ASPTA), diz que estas experiências estão invisíveis para a maioria da sociedade. Para ele, reverter essa situação é um dos desafios de redes, organizações e movimentos sociais. Petersen salientou que é nos territórios que se dá a luta.…

Exposição dos grupos temáticos

Por Eduardo Sá, do jornal Fazendo Media Após a plenária na tarde de ontem (27) os grupos temáticos se reuniram para sistematizar pontos de convergências nas falas do evento. Cada representante, em seguida, apresentou ao público as avaliações coletivas sobre os relatos. O primeiro deles foi Daniel Tygel, do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), que elogiou a riqueza da plenária e atentou para o desafio de tirar essas experiências da invisibilidade. O principal, na sua opinião, é a luta pela autonomia no sentido de estimular mecanismos de auto gestão. “Uma luta pela autonomia de sermos o que somos, a…

Organização se manifesta contra a ampliação do cultivo de eucalipto

Na abertura do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências ontem (26), a Rede Alerta Contra o Deserto Verde, entregou um abaixo assinado pedindo que o estado baiano suspenda a ampliação das plantações de eucalipto da empresa Veracel. Katarine Flor, Agência Pulsar Na ocasião, Ivanete Gonçalves, da Rede Alerta, se dirigiu ao representante do governo. Ela lembrou que o próprio estado admite a falta de governança em relação à monocultura de eucalipto. Junto ao abaixo-assinado foi entregue um estudo da Fiocruz comprovando os problemas da utilização de agrotóxicos nesses terrenos. Atualmente a área de eucalipto no sul da Bahia chega a…

Veja toda a clipagem sobre o Encontro Nacional de Diálogos e Convergências

Parcerias

Comissão Organizadora

Articulação Nacional de Agroecologia (ANA)
Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB)
Associação Brasileira de Agroecologia (ABA – Agroecologia)
Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco)
Fórum Brasileiro de de Economia Solidária (FBES)
Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN)
Marcha Mundial das Mulheres (MMM)
Rede Alerta contra o Deserto Verde (RADV)
Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA)

Organizações Apoiadoras

Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE)
ActionAid
Heifer
Cáritas – Fundo Ecumênico de Solidariedade
Cáritas – FBES
Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Governo da Bahia (SETRE)
Governo do Estado da Bahia
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)
Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES)
Secretaria de Agricultura Familiar – Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA)
Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Governo Federal